Cada vez mais se fala e escreve sobre Responsabilidade Social; Cada vez mais se houve falar em organizações socialmente responsáveis.
Mas afinal o que é a Responsabilidade Social? O que é ser socialmente responsável?
A CE define assim, a RS como “um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. […] Esta responsabilidade manifesta-se em relação aos trabalhadores e, mais genericamente, em relação a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar os seus resultados”
Para nós, uma organização não é socialmente justa apenas porque implementa um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, de acordo com o preconizado pela norma de referência. É necessário ir para além da norma, ir para além da organização e dos seus colaboradores. Acreditamos que ser socialmente justo é ser responsável não só no interior da organização como também no exterior (ambiente, partes interessadas, clientes, fornecedores, sociedade envolvente, …).
É com este espírito empreendedor que a Safira adotou o conceito de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável tendo em conta não só o presente como também o futuro, protegendo os seus recursos, os seus colaboradores, incrementando fatores de coesão social e igualdade e garantindo um crescimento económico amigo do ambiente e da sociedade que a rodeia.
É com agrado que verificamos que este ideal é partilhado e reconhecido por vários dos nossos clientes.
Neste âmbito, a Safira foi certificada pela norma IWAY do cliente IKEA e reconhecida em publicação interna, sobre a sua conduta de responsabilidade social.